Empreendedorismo Gestão de Pessoas

Aprenda novas habilidades empreendedoras

Aprenda novas habilidades empreendedoras
Escrito por thiago.ventura

Temos um lema aqui no Empreendedor Magnético: Ter uma boa ideia e paixão pelo negócio não bastam para que você seja um empreendedor de sucesso — Para alcançar o sucesso você deve sempre aprender novas habilidades empreendedoras para, assim, fazer o seu negócio crescer e prosperar cada vez mais. A seguir, confira nossas dicas.

1. Interaja muito

De nada adianta você ser um mestre em determinado assunto se outras pessoas não souberem disso. Por isso, interaja com outros empreendedores e profissionais da área que você atua (e de áreas correlatadas também). Com essa interação, é possível ensinar outras pessoas o que você sabe e, também, aprender com elas o que você não sabe — Quanto mais você interagir, mais você aprenderá.

2. Saiba ouvir

Quem pretende aprender coisas novas tem que aprender a ouvir. Muitos empresários acham que tem plena capacidade de se “virarem” em seus negócios, porém se não souberem ouvir o que o seu cliente tem a dizer, o que seu fornecedor tem a dizer e o que seus concorrentes tem a dizer, você perderá grandes oportunidades.

Saiba ouvir, principalmente, o que o seu cliente tem a dizer: ele consome o seu produto/serviço, logo, você poderá aprender habilidades novas, usos novos para o seu produto e muito mais!

3. Saia da zona de conforto

Para melhorar uma nova habilidade é preciso praticá-la. Por exemplo, falar em público ou a colaboração com outros empreendedores: a maioria dos novos empresários são tímidos ou têm de falar em público — Somente com a prática começa a ser mais fácil e se torna parte da rotina. Não importa a habilidade, não fique em sua zona de conforto e arrisque!

4. Implemente aos poucos

Quando decidir que habilidade deseja aprender, é importante colocar em prática imediatamente. Depois de ter praticado um pouco e se sentir confortável, peça a um cliente atual se está disposto a ser a sua experiência em executar e aplicar essa habilidade de imediato — mesmo em pequena escala.

É muito importante a prática (certa) do que apenas o conhecimento teórico. Por isso, pratique, exercite suas novas habilidades e verá um avanço significativo em sua vida e em sua empresa.

5. Mantenha-se informado

É essencial manter-se atualizado sobre o mercado que atua. Para isso, você pode utilizar diversas ferramentas como, por exemplo, os grupos no Facebook — Mas, existem várias formas de atualizar-se sobre a sua área de atuação, as mais comuns são conversar com outros profissionais, fóruns e sites da área.

De nada adianta você atuar em um mercado que pouco conhece, é de extrema importância conhecer a sua área. Além disso, como empreendedor, é importante circular em eventos de outros setores e trocar informações com pessoas de seu segmento.

6. Crie metas

Semanalmente, o seu objetivo deve ser atingir a velocidade positiva. O objetivo de ver a melhoria de seus negócios, semana a semana — Avalie semanalmente o seu rendimento, observe se houveram realizações — Se não, repita a sua estratégia para alcançar a velocidade de cada semana.

7. Aprenda com os outros

Para te ajudar a pensar fora da caixa e aprender mais, é preciso comparecer aos eventos e encontros com profissionais da sua área. Procure se relacionar com pessoas que lhe instiguem a conhecer mais, a aprender mais — É importante que você encontre empreendedores que lhe façam pensar.

Dica adicional: Evolua suas novas habilidades

Ser um bom empreendedor depende, exclusivamente, do seu esforço. Todo empreendedor busca novas habilidades, mas nem todos aprimoram as que já possuem — Os empreendedores de sucesso não param no tempo, estão sempre em busca do melhor para sua empresa, sempre pensando na evolução do negócio.

Essa é a chave do sucesso: aprenda sempre novas habilidades, mas não pare no tempo com as habilidades atuais, evolua, cresça, melhore, implemente. Para isso, coloque a mão na massa e busque o sucesso de sua empresa.

Você pode começar agora mesmo, planejando coisas novas, ideias novas, leia mais artigos aqui no Empreendedor Magnético e encontre novas formas de fazer melhor suas atividades e obter muito mais reconhecimento.

Sobre o autor

thiago.ventura

Deixe um comentário