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A importância da previsão de demanda

A importância da previsão de demanda

Não importa se você pretende abrir um negócio ou se já tem uma empresa em operação, a previsão de demanda é uma das principais ferramentas para o planejamento de qualquer companhia. Além de interferir nos custos com estoque e pessoal, ela também afeta as estimativas de investimento.

A seguir, entenda as variáveis que influenciam esse cálculo, a fim de reduzir a margem de erro e garantir a eficiência dos processos.

1. Previsão de demanda

Em primeiro lugar, é preciso entender que a demanda traz diferentes consequências para cada nicho de negócio. Em um restaurante, por exemplo, a previsão equivocada pode exigir que a comida produzida em excesso seja jogada no lixo, aumentado o custo de operação — Mas, o certo é que todas as empresas percam eficiência quando a demanda é superestimada, deixando de ganhar dinheiro ao menosprezar o interesse do público-alvo.

Considere uma empresa que tem a operação perfeitamente ajustada à demanda: não há colaboradores ociosos, nem espaço físico excedente. O estoque tem seu nível controlado e não é preciso gastar com o que não trará resultados financeiros para a empresa.

Na prática, a situação é muito mais complexa, pois a demanda costuma ser influenciada por diversos fatores, como:

  • Desempenho da economia;
  • Taxa de juros;
  • Valorização da moeda;
  • Acesso ao crédito;
  • Campanhas publicitárias;
  • Concorrência;
  • Localização;
  • Frio ou calor; chuva ou sol

Pode-se observar que a sazonalidade também precisa ser levada em consideração no momento de calcular a demanda e entender o interesse dos consumidores no seu produto.

2. Seja realista

Como empreendedor, você pode estar acostumado a encontrar soluções inovadoras para os problemas que enfrenta no cotidiano empresarial. Por esse motivo, é comum adotar uma postura otimista em relação ao seu negócio.

No entanto, otimismo exagerado pode gerar prejuízos para a sua empresa. Na hora de fazer a previsão de demanda, a recomendação é que você não superestime a qualidade do seu produto/serviço e o interesse do público-alvo na sua marca — Quanto mais realista e objetivo você for, sem deixar o cálculo ser influenciado pela própria ambição, menores serão as chances de ver o estoque abarrotado e colaboradores sem tarefas para executar.

Por fim, é válido lembrar que, se você não tem experiência no assunto e teme que a projeção mal feita prejudique os resultados da empresa, recorra a profissionais especializados ou empresas de consultoria. O custo é maior, mas o risco é minimizado.

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Empreendedor Magnético

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